Moda gaúcha - bombacha


Moda gaúcha




Oi meninas tudo bem? 


Hoje vim falar um pouco mais sobre a moda gaúcha, hoje escolhi falar da bombacha. 

A bombacha é uma calça típica abotoadas no tornozelo, usada pelos gaúchos. O nome foi adotado do termo espanhol "bombacho", que significa "calças largas". Prioritariamente da vestimenta masculina. 


Pode ser feita de brim, linho, tergal, algodão ou tecidos mesclados; de padrão liso, listrado ou xadrez discreto. 

As cores podem ser claras ou escuras, fugindo-se de cores agressivas, chocantes e contrastantes. 



No Rio Grande do Sul, a bombacha, juntamente com toda a indumentária característica do gaúcho, é considerada traje oficial desde 1989. De acordo com a Lei, a pilcha gaúcha, o conjunto de vestes tradicionais tanto masculino quanto feminino, pode substituir trajes sociais—ex. terno e gravata para os homens e vestidos de tecidos mais nobres para as mulheres, em qualquer ocasião formal que ocorra no Rio Grande do Sul, inclusive reuniões das Assembleias Legislativas estadual e municipais. 


Na Fronteira - são largas, com favos-de-mel (adorno na lateral também conhecido como favos-de-abelha ou ninhos); na cintura se usa, na maioria das vezes, uma larga faixa preta de lã grossa; a guaiaca tem uma ou duas fivelas, uma bolsa ao lado esquerdo para o relógio de bolso, uma bolsa maior nas costas para carregar notas de dinheiro, meio-coldre e uma bolsa menor para carregar as moedas; a faca é usada atravessada às costas. 



Na Serra - são estreitas e também possuem favos-de-mel; não se utiliza faixa na cintura; a guaiaca é muitas vezes peluda, o coldre é inteiriço e ao lado esquerdo há um lugar para a faca; as bolsas são encontradas nos mesmos lugares da guaiaca da Fronteira. 

 No Planalto e nas Missões - são de largura média e também possuem favos-de-mel na parte lateral; não se utiliza faixa na cintura; a guaiaca é idêntica à usada na Fronteira. 



Uso da bombacha feminina

Apesar de muitos discordarem, faz parte da tradição. Isso por que nas épocas das batalhas militares que ocorreram no estado do Rio Grande do Sul, a grande maioria dos homens passavam grandes períodos em luta e quem realizava as lidas de campo eram as mulheres, por isso usavam bombachas, tornando assim, seu uso por mulheres uma parte da nossa tradição.


As mulheres podem usar bombacha como um traje alternativo quando for a eventos campeiros, esportivos. 

Gostaram de conhecer um pouco mais sobre a bombacha? Já  usou uma? Me conta aqui vou amar saber.

Por hoje é isso.  Super bj e até a próxima. 



 



6 comentários:

© DBG - Dicas de beleza com a Gi
Tecnologia do Blogger.