Moda Gaúcha - Prenda.

Moda gaúcha



Oi meninas tudo bem? 

Hoje vim falar um pouco da moda gaúcha, especificamente sobre a roupa ou saia de prenda. Para quem me acompanha sabe que estou morando no Rio Grande do Sul e aqui tem uma cultura riquíssima em tradições únicas. 

Desde a comida, o jeito de falar, a música, a dança e até mesmo o vestuário, tudo é bem único da região. 

 A origem das roupas gaúchas (chamadas pilchas) já vem desde a colonização dos pampas e é resultado da união de influências históricas, sociais e culturais.  E você sabia que de acordo com a lei brasileira, a pilcha gaúcha pode substituir trajes sociais como terno e gravata ou vestidos longos? Pra você ver. 

Moda gaúcha


Pode ser um vestido inteiro para todas ou saia e blusa, com ou sem casaquinho. A barra da saia deve ir até o peito do pé. Já o corte pode ser godê, meio-godê, em panos, em babados ou evasê; pode apresentar cortes na cintura, cadeirão ou corte-princesa, dependendo da idade e estrutura física da mulher. 

Moda gaúcha


O tecido varia de acordo com as estações climáticas, podendo ser liso ou com estampas florais miúdas, xadrezinho, com riscas discretas, de bolinhas. Não são permitidos tecidos transparentes sem forro e nem brilhantes, como lamê ou lurex, cores contrastantes, chocantes e fosforescentes. 

Moda gaúcha




  Para acompanhar as saias de prenda são usadas blusas discretas, sem grandes decotes, com ou sem gola e sem expor os ombros ou os seios. A blusa pode ter enfeites com renda, aplicações, bordados, fitas, gregas, babadinhos, plissês, botõezinhos forrados, nervuras ou favos. As mangas podem ser compridas, três-quartos ou até o cotovelo; podem ser lisas ou levemente franzidas. 


Moda gaúcha




Para acompanhar as saias ou vestidos de prenda devem ser usadas meias longas, brancas ou beges, para moças e senhoras, sendo permitidas apenas para as mulheres mais maduras o uso de meias de cores escuras. Os sapatos devem ser pretos, brancos ou beges e podem ter salto cinco 5 ou meio salto com tira sobre o peito do pé, que abotoe do lado de fora


Se quiserem num outro post posso falar sobre esses calçados.

E você gostou de conhecer um pouco sobre a história e a etiqueta da prenda gaúcha? Espero que sim.


Por hoje é isso um super beijo e até a próxima. 

4 comentários:

© DBG - Dicas de beleza com a Gi
Tecnologia do Blogger.